11.23.2011

Jabuticabas

Das boas surpresas que eu tenho tido ultimamente, acordei hoje com uma das minhas jabuticabeiras repletas de flores! Uma cena linda pra quem é apaixonada por essa espécie! Daqui alguns meses essas flores vão virar frutinhas e apanhar jabuticabas do pé é muito bom! Não vejo a hora!

As Jabuticabeiras:

Existem diversas qualidades de jabuticabeiras e de jabuticabas, uma verdadeira coleção que alcança de 12 a 15 variedades diferentes. A exposição da Jabuticabeira ao sol é indispensável para sua floração e a frutificação.Três meses após a floração a jabuticabeira inicia a frutificação; com adubação mais intensa e sob regime de irrigação, a planta pode dar 2 a 3 floradas/ano. Embora adaptável a solos de tipos diversos o cultivo da jabuticabeira deve ser feito, preferencialmente, nos silico-argilosos. Devem ser profundos, bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica, com boa umidade (na floração/frutificação), pH em torno de 6,5 a 7,0. Os terrenos devem ter altitude inferiores a 600 m. O crescimento é lento e o plantio deve ser feito na época das chuvas. Planta de madeira resistente, seu tronco é destinado ao preparo de vigas, esteios, dormentes e obras internas.

Verônica

Jabuticabeira Residência David e Verônica 1     Jabuticabeira Residência David e Verônica 2 

Jabuticabeira Residência David e Verônica 3     Jabuticabeira Residência David e Verônica 5

Jabuticabeira Residência David e Verônica 4

Fotos: Verônica

  

 

Fotos: Cláudia F.

Jabuticabeira 10

Jabuticabeira 1

jabuticaba

Fotos: Divulgação

2 comentários:

  1. É importante levar em consideração a procedencia da muda, algumas variedades plantadas a partir de sementes podem levar de 6 a 10 anos pra frutificar. Eu prefiro produzir mudas de maneira assexuada que garante uma notável frutificaçao em 2 ou 3 anos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Miguel, muito obrigada pelo comentário! Sabemos que o cultivo de uma jabuticabeira não é tão fácil e que precisa de cuidados especiais... e sua informação é muito importante!
    Dicas serão sempre bem vindas!!!!
    Obrigada por nos acompanhar!

    Verônica e Cláudia

    ResponderExcluir