Nesse final de semana conheci a cidade de Goiânia,GO. A cidade é conhecida pelo verde de suas praças e o colorido das flores.Goiânia é o maior polo industrial, comercial e educacional do estado de Goiás. A cidade é famosa também pela suas feiras livres. A feira da Lua que é realizada todo sábado na praça Tamandaré, é de deixar qualquer um louco, pela grande quantidade de coisas bonita e baratas! O plano urbanístico é bem interessante: uma praça central da qual partem ruas e avenidas diagonais. A cidade ainda se mantém como referência em qualidade de vida em relação às demais capitais brasileiras. Vale a pena conhece-lá. Eu Adorei!
Praça Latif Sebba - Pirâmides que simbolizam os marcos geodésicos da cidade.
Praça Cívica: Monumento às Três Raças, e ao fundo o Palácio das Esmeraldas
Pelo caminho da cidade de Goiânia, nota-se que o Art Decó foi muito utilizado nos principais edifícios Públicos. Para quem não sabe, este é um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.). A fachada do museu Casa do Pedro Ludovico possui grandes elementos desse termo.
Museu Casa de Pedro Ludovico (fundador de Goiânia GO)
Museu Casa de Pedro Ludovico (fundador de Goiânia GO)
O Centro Cultural Oscar Niemeyer – Em reforma
O Centro Cultural Oscar Niemeyer – Em reforma
Fotos: Cláudia F.
Cidade de Goiânia GO – Foto: Divulgação
Cidade de Goiânia GO – Foto: Divulgação
Não podia deixar de conhecer o nosso Patrimônio Histórico: A cidade de Goiás, conhecido por Goiás Velho. Lá encontramos os detalhes arquitetônicos do século XVIII. Fiquei impressionada com a preservação dos edifícios!
Museu Cora Coralina ao lado direito, e comércio ao lado esquerdo
Residências Tombadas
Comércio – Adorei o Banco do ITAU!
Igreja de Nossa Senhora do Rosário - conhecida como antiga Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, foi erguida em 1734 por Antônio Pereira Bahia e reconstruída em estilo neogótico em 1934, sendo concluída pelos Dominicanos em 1959.
Igreja de Santa Bárbara - construída em 1780 na cidade de Goiás Velho. Para visita-lá tem que subir 87 degraus de escadaria. Quase Morri!rs
Catedral de Sant'Ana - localizada na Praça do Coreto, em 1727 era uma capela hoje é uma catedral, depois de varias reconstruções; é um edifício feito de adobe e recém-restaurado, ainda inacabada. Como a obra fora construída de maneira muito precária, em 1759 todo o seu teto desabou, e a população foi obrigada a arcar com os custos da recuperação. E é claro que é por isso que está inacabada!
Largo da Matriz - O Coreto atual foi construído na gestão do prefeito Lincoln Caiado de Castro, em 1923
Residências tombadas
Residência tombada
Antiga residência da minha tia Selene Ferreira (a nossa “Guia”)
Chafariz de Calda construído em1778 – Dizem que era nesse chafariz que os cavalos tomavam água.
Museu das Bandeiras e antigo prédio da Câmara e da cadeia pública construído em 1755.
Vista do Museu das Bandeiras
Interior do Museu das Bandeiras
Interior do Museu das Bandeiras
Sino do Museu de Arte Sacra da Morte
Museu de Arte Sacra da Morte - É o único edifício da cidade que apresenta elementos característicos do barroco em sua fachada
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e ao fundo o Fórum
Fotos: Cláudia F.
A Cidade de Goiás possui cerca de 800 imóveis tombados em conjunto. Não se pode alterar os elementos construtivos dessas edificações, sob risco de total descaracterização, e é o IPHAN que tem como responsabilidade de fiscalizar esses edifícios.
Cláudia F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário